Hot!

Other News

More news for your entertainment

da ansiedade e dá saciedade

"Emagreci 45 kg com semente de abóbora assada! Elas controlaram minha fome e minha ansiedade e me deixaram fininha em 11 meses: renasci como mulher!", conta Viviane Muller

Atualizado em 27/06/2013
Reportagem: Lígia Scalise - Edição: MdeMulher
Conteúdo SOU MAIS EU!
Viviane Muller, 28 anos, universitária, Novo Hamburgo, RS
Foto: Ricardo Jaeger
"Ser bom de garfo era uma tradição na minha casa. Venho de família alemã e cresci com a mesa farta e o prato sempre cheio. Meu limite era sentir dor na barriga, até não caber mais um grão. Comia três pães franceses de uma só vez e, no almoço, sempre me entupia de massa e batata. Devorava metade de uma pizza gigante e ainda complementava com um cheeseburguer em seguida. Assim, de criança fofinha, virei adolescente beeem cheinha. Só a partir dos 15 anos, quando a vaidade começou a dar as caras, é que tentei ser magra. Fiz dietas, tomei remédio para inibir a fome... Tudo em vão. Emagrecia e engordava de novo. Desde então, minha vida virou uma guerra constante contra a obesidade, e eu fui perdendo uma batalha atrás da outra...

Comia na alegria e na tristeza
Meu descontrole piorou a partir dos 20 anos, quando virei uma adulta ansiosa. Na época, trabalhava em uma loja de decoração, mas não me sentia realizada na profissão. Aí, tudo passou a ser motivo para atacar a geladeira. Se tinha um dia estressante no trabalho, comia. Se ficava triste por não encontrar uma roupa para sair com as amigas, comia. Se estava ansiosa para que algo acontecesse, comia. Quando voltava de alguma festa, frustrada por nunca ser notada pelos rapazes, afogava a baixa autoestima no prato cheio.

Engordei tanto que passei a ter problemas bem desagradáveis no meu dia a dia. Subia os quatro andares de escada do meu prédio e quase morria de falta de ar. Transpirava tanto no verão que sentia vergonha de estar em público. Me sentia indisposta e vivia de mau humor.

A ansiedade era a inimiga nº1
O fato é que, nos últimos dez anos, engordei mais de 40 kg! Um absurdo! E eu não fazia nada de concreto para mudar aquela situação. Até que, em março do ano passado, minha mãe fez um comentário duro, mas verdadeiro: "Filha, se você continuar desse jeito, acho difícil chegar longe". Caí em mim. Eu estava com 115 kg!

No dia seguinte, tracei minha meta para emagrecer. Busquei informações sobre alimentos saudáveis e contagem de calorias e montei uma dieta vegetariana. Cortei o pão e troquei o arroz e as massas por versões integrais. Passei a me alimentar a cada três horas e a comer frutas durante o dia e saladas nas principais refeições. Eliminei todas as guloseimas. Também criei o hábito de tomar água e chá verde ao longo do dia e fazer caminhadas diárias de uma hora.

Só que, mesmo muito determinada, ainda sofria com a ansiedade. Tinha de controlar aquele impulso de atacar a geladeira, sabe? Foi aí que descobri o meu curinga: as sementes de abóbora assadas! Elas melhoram o humor e dão saciedade! E o melhor é que eu mesma faço. É um petisco delicioso e funciona como um calmante natural! Enquanto mastigo, mando a ansiedade para bem longe!

Ultrapassei minha meta!
Lembra dos 40 kg que prometi perder? Pois é, os despachei em nove meses! Foi a melhor sensação do mundo! Estava na pet shop onde trabalho, subi na balança e vi os ponteiros anunciarem minha vitória! Saí correndo, chorei, gritei, vibrei! Senti o gostinho de missão cumprida!

Só que eu ainda queria mais: estava me sentindo tão poderosa que nos dois meses seguintes consegui perder mais 5 kg! Quem diria, né? Com um novo corpo e uma nova mentalidade."
Semente de girassol assada melhora o humor e dá saciedade
Foto: Dreamstime

Sementinha é curinga da dieta!

Quem vive na guerra contra a obesidade sabe que a ansiedade é a grande vilã da dieta. Ela é responsável pela gula e pelos ataques à geladeira. Para evitar esse problema, aposte na semente de abóbora! Confira todos os seus benefícios, segundo a nutricionista Roseli Ueno:

· Dá saciedade porque retarda a digestão

· Melhora o trânsito intestinal porque é rica em fibras

· Diminui a ansiedade pois aumenta a produção de serotonina no cérebro

· Previne a celulite porque favorece a circulação sanguínea

· Proporciona sensação de bem-estar porque eleva os níveis de serotonina

· Fortalece o sistema imunológico porque é rica em ômega 9 e vitaminas E e A

· Melhora a pele porque é antioxidante

O ideal, segundo a nutricionista, é comprar as sementes cruas e assar em casa, com um pouquinho de sal, pois as vendidas prontas são muito salgadas e podem reter líquido. Você encontra as sementes a granel em supermercados e lojas de produtos naturais. A indicação é ingerir apenas duas colheres (sopa) por dia (cerca de 60 g), no lanche da tarde.

Como fazer meu petisco com sementes

Ingredientes: 200 g de sementes de abóbora

Modo de fazer: Coloque as sementes na forma, salpique um pouquinho de sal e pedacinhos de alho e deixe assar até dourar. Guarde em um pote de vidro e consuma ao longo da semana.
O CARDÁPIO DA VIVIANE

CAFÉ DA MANHÃ

· Shake com 1 copo leite de soja + 1 colher (chá) de farinha de linhaça + 1 colher (chá) de quinoa em flocos + 2 colheres (sopa) de pó de shake pronto + 1 banana

Dica da nutricionista:

Não é necessário usar o pó de shake. A bebida já é uma vitamina rica em fibras.

LANCHE DA MANHÃ

· 1 fruta

ALMOÇO

· Salada à vontade + 2 colheres (sopa) de arroz integral ou de feijão + 3 colheres (sopa) de legumes refogados + 1 omelete de couve-flor com 1 colher (chá) de farinha de linhaça + 2 quadrados de chocolate meio amargo (apenas duas vezes na semana).

Dica da nutricionista:

O ideal é comer tanto o arroz quanto o feijão na mesma refeição, duas colheres (sopa) de cada. A linhaça no cardápio nessa refeição é uma ótima pedida.

LANCHE DA TARDE

· 1 maçã ou barra de cereais

PETISCO DA TARDE

· 50 g de semente de abóbora assada com sal e alho

Dica da nutricionista:

Cuidado com a quantidade de sal. Tem de ser só uma pitada, para evitar a retenção de líquido.

JANTAR

· Salada à vontade + 1 ovo cozido OU 1 salsicha OU + 1 hambúrguer de soja + 1 colher (chá) de farinha de linhaça

Elimine as comidas brancas para turbinar a dieta

"Sequei 35 kg com a dieta sem comida branca. Transformei meu corpo ao trocar o arroz, o açúcar e as farinhas brancas por suas versões integrais", conta Débora Soares dos Santos

Publicado em 18/07/2013
Reportagem: Paula Aftimus - Edição: MdeMulher
Conteúdo SOU MAIS EU!
Débora Soares dos Santos, 33 anos, atendente, São José dos Campos, SP
Foto: Alan Teixeira
"Emagrecer não é fácil pra ninguém. Imagine pra mim, que trabalho há cinco anos como atendente numa doceria! Até porque, para vender bem, é preciso provar todos os doces e guloseimas. E eu nunca me fiz de rogada: em vez de beliscar uma pontinha do bolo, por exemplo, devorava logo um pedação. E é lógico que não saí impune dessa comilança: comecei a engordar sem parar! Depois da gravidez, então, minha situação desandou de vez e ultrapassei a barreira dos 100 kg! Minha vida ia ladeira abaixo. Não conseguia enxergar uma luz no fim do túnel. Até que o destino resolveu me dar uma forcinha, me "presenteando" com uma doença. Isso mesmo: graças a uma doença, consegui emagrecer e transformar minha vida!

A comida era minha válvula de escape
A obesidade não era novidade pra mim. Na adolescência, comecei a ganhar peso e, aos poucos, fui me tornando uma menina gordinha. Então passei a fazer atividades físicas e, aos 17 anos, fiquei com um corpo perfeito. Só que, em 2008, comecei a trabalhar numa loja de doces e... Já viu, né?

Para piorar, depois de ter minha filha, em 2009, entrei em depressão. Não por causa da minha princesinha, mas porque estava enorme de gorda! Isso sem falar que meu casamento ia mal, eu quase não tinha amigos e não saía de casa por vergonha do meu corpo. A comida era minha válvula de escape.

Tive que extrair a vesícula
No final de 2011, tive pedra na vesícula. Passei no médico e ele disse que eu teria de emagrecer para fazer a cirurgia de retirada do órgão. Procurei uma nutricionista e me matriculei na academia, pois precisava secar o quanto antes. Em três meses de dieta e atividades físicas,consegui perder 6 kg e cheguei a 99 kg, o bastante para poder operar. Depois da cirurgia, fiquei sem poder comer coisas gordurosas. Era o estímulo que faltava pra eu emagrecer de vez!

Pra começar, tive de mudar completamente minha alimentação. No meu trabalho, na doceria, por exemplo, passei a experimentar os doces apenas com uma pontinha do garfo. Também cortei frituras, salgados, tortas, doces e refrigerante, que eu bebia demais! Passei a dar preferência a sucos naturais e bebidas de soja, que são ótimas para a saúde.

Mas a mudança mais importante que fiz foi trocar os alimentos brancos por itens integrais e orgânicos. Nada de arroz branco e macarrão normal, que é feito com farinha branca. Só arroz e massas integrais! Também substituí o açúcar branco pelo mascavo.

Os exercícios aliviavam a gula
Confesso que me sentia muito mal no início. Ficar sem comer o que sempre amei me deixava muito ansiosa. Chegava a suar frio de tanta vontade de me enfiar dentro da geladeira e devorar tudo! Porque comer é bom, né, gente? Foi nesse momento que a atividade física se mostrou fundamental para o sucesso do meu emagrecimento. Gastava energia na academia, fazendo musculação, corrida, jump e dança do ventre. Isso me deixava mais calma, me ajudava a controlar a gula e me animava a continuar na dieta.

Despachei a depressão e me separei
Esse processo me fez muito bem. Ao começar a perder peso, mandei embora a depressão! Além disso, eu e meu marido nos separamos - ele não acompanhou minha evolução. Senti que era o momento de me reinventar como mulher!

E foi assim, com muito foco e força de vontade que, após um ano de dieta, consegui eliminar 35 kg e me livrar daquela gordura que atrasava minha vida. Virei uma mulher feliz, realizada e com a autoestima renovada! E meu ex, quando me viu magra, tentou voltar comigo. Não quis nem saber! Para merecer essa nova Débora, tem que valer muito a pena!"

Alimentos integrais reduzem a gordura abdominal

As farinhas brancas perdem feio para as integrais quando o objetivo é se alimentar de forma mais saudável e emagrecer
Foto: Getty Images
O branco é a cor da paz, mas, para quem quer perder peso, ele pode piorar a guerra contra a balança. É que as chamadas farinhas brancas perdem feio para as integrais quando o objetivo é se alimentar de forma mais saudável e emagrecer. "No processo de fabricação de farinhas, perde-se mais da metade das vitaminas B e E, ácido fólico, cálcio, fósforo, zinco, cobre e ferro. Já as versões integrais preservam a maior parte dos micronutrientes e fibras", explica a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian. E, quanto mais fibras, melhor para a saúde e para a dieta! "As calorias dos itens integrais e dos alimentos com farinha branca são bem similares, mas os primeiros, por possuírem mais fibras, promovem uma absorção mais gradativa e lenta do alimento, o que prolonga a sensação de saciedade", diz a nutricionista Maristela Strufaldi. Além disso, quando se opta pela versão integral dos alimentos, a produção do hormônio insulina fica mais equilibrada, reduzindo o depósito de gordura abdominal! Os alimentos integrais também dão mais disposição e vitalidade. "Em resumo, a troca da farinha branca pela integral em preparações como bolos, pães ou panquecas e a substituição de produtos industrializados como massas, pães, arroz e biscoitos por suas versões integrais é muito mais benéfica à saúde", finaliza Fúlvia.
O CARDÁPIO DA DÉBORA

CAFÉ DA MANHÃ

· 1 copo de bebida de soja sem sabor ou 1 copo de leite desnatado (puro ou com café ou com uma colher se sobremesa de cacau em pó) ou 1 copo de iogurte desnatado/light + 1 fatia de pão de forma integral ou ½ pão francês ou 3 bolachas de água e sal ou 3 torradas + 1 fruta

Dica da nutricionista:

Um copo de leite ou de bebida de soja são ótimas opções de proteína pela manhã.

LANCHE DA MANHÃ

· 1 fruta ou 1 copo de suco de fruta natural

ALMOÇO

· 2 colheres (sopa) de arroz integral ou de batata ou de macarrão integral + 3 colheres (sopa) de feijão ou ervilha ou lentilha + 1 pedaço pequeno ou 2 colheres (sopa) de peito de frango ou peixe ou carne magra + 1 pires de legumes + 1 prato de sobremesa de verduras

Dica da nutricionista:

Boas opções de carnes magras são maminha, alcatra ou fraldinha.

LANCHE DA TARDE

· 1 fruta ou 1 copo de suco de fruta + Um dos alimentos do café da manhã

JANTAR

· Igual ao almoço, porém com 2 colheres (sopa) de feijão OU 1 lanche com 2 fatias de pão integral, salada, 1 fatia de queijo branco e 1 fatia de peito de peru

LANCHE DA NOITE (OPCIONAL)

· 1 copo de bebida de soja OU 1 iogurte OU 1 copo de suco de frutas OU 1 xícara de chá com duas bolachas de água e sal

Comprovado: semente de chia faz emagrecer e ainda regula o intestino

"Perdi 55 kg em 8 meses com a semente de chia! Com apenas duas colheres por dia, regulei meu intestino, espantei a gula e eliminei a gordura! Olha só que diferença!", conta Mariana Marim Alves Conteúdo SOU MAIS EU!


Mariana Marim Alves, 19 anos, estudante, Nova Canaã Paulista, SP
Foto: Alan Santana
Eu sempre soube que era capaz de emagrecer, que o resultado só dependia da minha determinação. E tirei a prova quando decidi ficar magrinha para o meu aniversário de 15 anos. Fiz um regime maluco, comendo tudo errado, passando horas em jejum, desmaiando e vomitando pelos cantos. Foi uma agressão, mas consegui: sequei 30 kg em três meses. Passei meu aniversário me sentindo linda, com 70 kg. O problema é que nunca reeduquei minha cabeça. Aí, para engordar outra vez foi um pulo. Nos três anos seguintes, relaxei para valer. Perdi o controle sobre a minha alimentação, fui do manequim 40 ao 52 e me escondi do mundo. Aos 18 anos, cheguei aos 120 kg. E, mais uma vez, foi minha determinação que me salvou da obesidade.

Descosturava a blusa para conseguir vesti-la
Na minha família, criança saudável tinha que ser rechonchudinha, sabe? Meu café da manhã tinha três pães e refrigerante. Além de comer muito no almoço e no jantar, eu ainda beliscava o dia inteiro, mesmo sem fome. Até tentei emagrecer algumas vezes, mas não durava muito. E, depois da minha festa de debutante, desandei de vez.

Foi aí que passei a sentir na pele como é sofrido ser gorda. As pessoas se sentem no direito de criticar sua vida. Às vezes flagrava alguém chamando a atenção da minha mãe para me levar ao médico. Em outras ocasiões, ouvia coisas do tipo: "Acho melhor você não comer, menina. Não acha que já está muito acima do peso?". Nossa, que ódio!

No meu caso, o grande vilão sempre foi a compulsão. Uma vez, tive um ataque de gula diante de um pote de doce de leite. Comi uma porção, depois outra e mais outra... Acabei com tudo! Isso acontecia sempre: comia demais quando ficava chateada, quando não encontrava roupa, quando estava entediada...

Minha situação chegou a tal ponto que eu usava todo dia a mesma calça jeans 52. Tive uma blusa cinza que também fez história: eu descosturava as mangas para vesti-la, acredita? Só assim ela cabia nos meus braços. Era triste.

Uma promessa me salvou do sobrepeso
Segui nessa situação lamentável até outubro do ano passado, quando decidi fazer uma promessa para ajudar meu pai em questões do trabalho. Era a motivação que me faltava para que eu resgatasse minha determinação e emagrecesse para valer. Fiz uma promessa para Nossa Senhora Aparecida: "Faço uma reeducação alimentar de verdade se a senhora ajudar meu pai".

E já comecei no dia seguinte. Mudei meus hábitos e, principalmente, minha cabeça. Cortei doces, frituras, refrigerante e guloseimas. Troquei tudo por alimentos saudáveis, integrais e naturais. Também tomei coragem para fazer aulas de jump e passei a caminhar no meu bairro. E criei algumas regras: tomava no mínimo 3 litros de água por dia, não bebia uma hora antes nem uma hora depois das refeições, reforçava o café da manhã e não ficava em jejum.

Além disso, incluí a semente de chia no meu cardápio. Com apenas duas colheres por dia, já notei muitos benefícios: meu intestino finalmente passou a funcionar direito, minha fome diminuiu bastante e minha compulsão por comida ficou controlada!

Emagreci quase 7 kg por mês!
No meio do meu processo de emagrecimento, soube que meu pai não teve seu problema resolvido. Mesmo assim, segui adiante com minha reeducação. Comecei a dieta com 120 kg e vi as roupas ficarem largas já no primeiro mês. Mas só tive coragem de me pesar quatro meses depois: menos 37 kg! Até fui reclamar com a dona da farmácia, achando que a balança tinha algum defeito. Que nada, eu estava no caminho certo! E tive a certeza disso oito meses depois:sequei 55 kg! Sem cirurgia nem remédios!

O poder da sementinha

A chia é uma semente tão eficiente para a saúde e para o emagrecimento que virou a queridinha das dietas. E ela é poderosa mesmo! Confira todos os seus benefícios, segundo a nutricionista Roseli Ueno:

· Regula o intestino pois é rica em fibras.

· Contribui para diminuir o acúmulo de gordura abdominal.

· Estimula o metabolismo porque é rica em nutrientes como cálcio, fósforo e magnésio.

· É um moderador de apetite potente porque forma um gel no estômago que ocupa espaço e dá saciedade.

· Combate rugas e celulites porque é rica em ômega 3.

A chia pode ser encontrada em semente, farinha, óleo e cápsula. De acordo com a especialista, a melhor aposta é a semente, por conter mais fibras. E atenção: a chia é calórica e tem limite de consumo de duas colheres (sopa) por dia! Isso equivale a 100 g e 480 calorias. Dilua a semente em água ou no suco ou salpique nos alimentos. Se preferir em cápsula, tome duas antes do almoço e duas antes do jantar.

O CARDÁPIO DA MARI

CAFÉ DA MANHÃ

· 2 fatias de pão integral + 3 fatias de peito de peru + 1 fruta

Dica da nutricionista:

Inclua um iogurte como fonte de cálcio.

LANCHE DA MANHÃ

· 1 banana ou 1 maçã ou 1 barra de granola

ALMOÇO

· 1 batata cozida + 2 filés de frango + Salada à vontade com 1 colher (sopa) de chia

LANCHE DA TARDE

· 1 fruta ou 1 iogurte com 1 colher (sopa) de chia ou 1 espiga de milho cozida com água e pouco sal

Dica da nutricionista:

· 1 fruta ou 1 iogurte com 1 colher (sopa) de chia ou 1 espiga de milho cozida com água e pouco sal

JANTAR

· 1 filé de peixe com legumes refogados ou salada de folhas

CEIA

· 1 xícara de chá verde

Dica da nutricionista:

Não recomendo o chá verde à noite porque é estimulante, diurético e pode prejudicar o sono.



Óleo de cártamo: o novo aliado da dieta

"Perdi 40 kg com a cápsula de óleo de cártamo. Ela espanta a fome e ataca a gordura localizada!", conta Pricila Luisa Santos Silva

Publicado em 04/07/2013
Reportagem: Belisa Rotondi - Edição: MdeMulher
Conteúdo SOU MAIS EU!
Pricila Luisa Santos Silva, 30 anos, corretora, Brasília, DF
Foto: Ray Sampaio
"Eu estava dirigindo meu carro numa avenida da cidade e, sem querer, fechei outro motorista. Ele ficou nervoso e, quando passou por mim, gritou: "Sai da frente, sua gorda!". Meu sangue subiu. Humilhada, engoli o choro, respirei fundo e segui meu caminho, com a certeza incômoda de que eu tinha chegado ao fundo do poço. Estava com quase 100 kg e precisava reconhecer que tinha me transformado em uma mulher gorda, sim. Se quisesse ser vista de outra forma, por mim e pelos outros, eu precisava virar o jogo e perder peso.

Engordei 10 kg depois de me casar
Sempre fui obcecada por doces. Quando o assunto era guloseimas, eu não tinha limites. Virava uma lata de leite condensado direto na boca! E minha gula não era só por doces: adorava refrigerante, fast food, pizza e comida japonesa! Esse tipo de alimentação fez com que eu me tornasse uma adolescente bem mais cheinha do que as outras meninas. E cresci engordando.

Quando me casei com meu atual marido, aos 26 anos, estava pesando 70 kg, com 1,66 m de altura. E aí adquirimos o hábito de sair para comer nos fins de semana. Eu até ia à academia, mas comia muito mais do que gastava. Assim, ganhei 10 kg depois do casamento!

Minha filha nasceu e engordei mais 20 kg
E não parei por aí. Depois da minha gravidez, em julho de 2011, cheguei nos 99 kg! E o pior é que eu não conseguia perceber a mudança no meu corpo. Precisei viver dois momentos ruins para cair na real.

O primeiro foi quando tentei usar novamente as roupas que vestia antes da gravidez. Levei um susto: nada mais me servia. Saí para comprar roupas novas e, ao experimentar as calças, descobri que o único tamanho que entrava em mim era o 46. Fiquei muito triste e comecei a pensar em emagrecer para valer. Logo em seguida, sofri aquela humilhação no trânsito e não tive mais dúvidas: eu ia perder peso a qualquer custo!

Como sempre li muitas matérias sobre dietas, tinha uma boa noção do que precisava fazer. Minha primeira medida foi cortar doces e carboidratos pelo menos durante a semana. Também mudei o meu jantar: deixei de comer comida e investi nas sopas com frango e legumes, sem macarrão. Além disso, passei a fazer 45 minutos de exercícios aeróbicos de segunda a sexta na academia.

Outro ingrediente importante da minha dieta foi a cápsula de óleo de cártamo. Ela me dava saciedade e melhorou o funcionamento do meu intestino. Como eu tomava antes das refeições, sentia menos fome e comia menos. E assim fui emagrecendo devagar e sempre. A cada quilo perdido, minha motivação aumentava, principalmente porque notei que estava perdendo muita gordura abdominal. Aos poucos, aquelas roupas antigas que não me serviam começaram a ficar folgadas.

Passei a comer mais para emagrecer
Confesso que saí da linha algumas vezes. Comia um doce ou fast food quando a vontade falava mais alto. Mas, quando isso acontecia, eu malhava mais durante a semana para compensar.

Seis meses depois de começar a dieta, eu estava 17 kg mais leve. Comemorei muito essa perda de peso, principalmente porque fiz tudo sozinha. Mas aí não conseguia emagrecer mais. Meucorpo parou nos 82 kg e eu não entendia por quê. Fui ao nutricionista e ele me passou um cardápio em que as refeições eram feitas a cada duas horas. No começo, pensei que não ia dar certo, afinal, eu tinha que comer mais do que estava comendo nos últimos seis meses.

Mas funcionou: voltei a perder peso e, depois de um ano e dez meses de dieta e atividade física, consegui chegar aos 59 kg! Perdi incríveis 40 kg!"

Por que o óleo de cártamo emagrece?

Foto: Divulgação

Ele traz saciedade...

A Pricila percebeu que sentia menos fome quando tomava as cápsulas antes das refeições. E isso realmente pode acontecer. "O óleo é o responsável por regular um hormônio que estimula a fome", explica o químico-fitologista Lelington Lobo Franco. Além disso, o cártamo engana seu estômago: "O óleo dá saciedade porque, como é uma gordura, desacelera o processo de esvaziamento do estômago", explica a nutróloga Regina Mestre Amengual.

...e ajuda a queimar a gordura localizada

"Estudos indicaram que o óleo de cártamo faz o organismo usar a gordura acumulada no corpo como combustível", explica Lelington. Dessa forma, ele estimula o corpo a se livrar da gordura localizada.

Recomendação de consumo

Segundo Lelington, é preciso tomar 2 cápsulas três vezes por dia, meia hora antes das principais refeições. Evite consumir o cártamo se você for alérgica a ovos ou óleo de soja, se tiver diabetes, doenças renais e se estiver grávida ou amamentando. Na dúvida, consulte seu 
O CARDÁPIO DA PRICILA

CAFÉ DA MANHÃ

· 6 colheres (sopa) de açaí pronto + 1 colher (sopa) de aveia + 3 fatias de peito de peru

Dica da nutricionista:

· 6 colheres (sopa) de açaí pronto + 1 colher (sopa) de aveia + 3 fatias de peito de peru

LANCHE DA MANHÃ

· 6 castanhas de caju

ALMOÇO

· 1 filé de carne grelhada + Salada verde à vontade + 1 colher (sopa) de arroz integral

LANCHE DA TARDE 1

· 1 barrinha de proteína

LANCHE DA TARDE 2

· 2 Polenguinhos® light

JANTAR 1 (18 H)

· 1 filé de frango (75 g) grelhado

Dica da nutricionista:

"Comer a cada duas ou três horas é a melhor alternativa para perder peso", diz a nutróloga Regina Mestre.

JANTAR 2 (20 H)

· 2 ovos cozidos + Salada verde

Dica da nutricionista:

"As dietas proteicas costumam emagrecer de forma constante e progressiva porque diminuem a quantidade de insulina circulante no corpo e promovem maior queima da gordura que está estocada", diz a nutricionista Roseli Ueno Ninomya.

CEIA

· 1 pote de iogurte de soja light

Dica da nutricionista:

"Recomendo para quem faz esse tipo de dieta consumir de 1,5 a 2,5 litros de água por dia, mas fora das refeições", orienta Roseli Ueno.