Hot!

Other News

More news for your entertainment


"Emagreci 44 kg e voltei a ser feliz"

Depois de conquistar um corpo novo e mais autoestima, Mônica se prepara para a mudança


Monica HerediaMonica Heredia






De malhada a obesa em tempo recorde. Esse poderia ser o título da minha história, já que em pouco mais de um ano pulei dos 60 e poucos quilos para mais de 100. Na adolescência, fazia academia, comia direito e era magra. Quando entrei na faculdade, a correria me fez parar de treinar e de me preocupar com a alimentação e engordar. A gota d’água foi a morte do meu pai. A tristeza era imensa e comer virou meu único consolo. Meu problema era o exagero: em casa, enchia o prato de arroz e feijão e ainda repetia, mas não consumia nada de verdura e legume. Nas festas, não ia embora sem comer pelo menos dois pedaços de bolo e uns cinco docinhos. Aos 21 anos, pesava 108 quilos. Sofria com as pessoas me chamando de gorda e por não conseguir vestir nada do que eu gostava – cheguei a comprar calça masculina (manequim 52!) porque feminina não cabia em mim. 

Na primeira tentativa de emagrecer, não tive tanto sucesso. Mesmo fazendo dieta e caminhada, só consegui perder 13 quilos em um ano. Mas no início de 2009, aproveitei a virada do calendário para mostrar a mim mesma que tinha força. Adotei as dicas da nutricionista de diminuir pela metade as porções e maneirar no doce e parei de faltar na academia – até ganhei o título de aluna do ano pela dedicação! No começo deste ano, alcancei os 64 quilos. O que fez a diferença foi que, no começo do processo, procurei uma psicóloga. Ela me ajudou a enxergar que eu estava compensando na comida emoções mal resolvidas e me mostrou estratégias para vencer o impulso. Por exemplo, percebi que, para matar a vontade de doce, não precisava devorar quatro bolas de sorvete – uma só podia me deixar feliz se soubesse saborear. E aprendi que me empanturrar não ia trazer meu pai de volta ou resolver os meus problemas. Em outras palavras, vi que, para emagrecer, é preciso usar a cabeça. 

COMPROMISSO COM A GINÁSTICA 
A frequência na academia teve papel determinante para Mônica recuperar a boa forma. “Sempre 
gostei de malhar, mas quando estava gorda não tinha motivação. Sem falar que evitava lugares cheios para não me expor”, confessa. “Quando decidi emagrecer, coloquei o exercício na agenda como um compromisso tão sério quanto trabalhar ou ir ao médico.” Hoje, não tem furo: de segunda a sexta, ela bate cartão em uma academia na cidade mineira de Guaxupé, onde mora, para fazer musculação, jump e caminhada na esteira.
Produção: Cinthia Pergola e Janaina Franco (assistente). Coordenação: Ana Morbach. Cabelo e maquiagem: Izabela Maleski e Walmes Rangel (WR Studio). Jeans Iódice/The Jeans Boutique, camiseta Equus, sandálias Santa Lola.