Hot!

Other News

More news for your entertainment

Óleo de Linhaça

O alimento é o combustível do corpo humano, existem bons e maus combustíveis. O óleo de linhaça é um dos bons combustíveis, com um uso que transcende a culinária, sendo usado na indústria cosmética, em farmácias de manipulação e inclusive na pintura. O óleo de linhaça é feito a partir das sementes de linho e é uma das fontes de gorduras saudáveis mais usada por praticantes de ginásio, amantes do fitness, e atletas que praticam musculação com seriedade. É uma óptima fonte de Omega 3 e Omega 6, ingredientes que apresentam uma variedade de benefícios que já foram aqui expostos no passado. Já foram realizados diversos estudos sobre o óleo de linhaça que comprovaram a seu auxílio na saúde cardiovascular e no sistema gastrintestinal, devido aos compostos anticancerígenos e antioxidantes.

A COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DE LINHAÇA

O óleo de linhaça contém 9% de gorduras saturadas, 18% de gorduras monoinsaturadas e 73% de gorduras polinsaturadas ( ou 57% de Omega 3 e 16% de Omega 6 ).  A sua composição ainda contém uma elevada quantidade de fibras solúveis, vitaminas E, C, B2 e B1, ferro, zinco, ferro, caroteno, e ainda algum magnésio, potássio, cálcio e fósforo.

O ÓLEO DE LINHAÇA RETARDA A DIGESTÃO

O óleo de linhaça retarda a digestão, devido à presença de fibras solúveis, que absorvem a água e incham dentro do organismo, esta mistura engrossada move-se lentamente pelo intestino delgado e também absorve algumas substâncias como a glicose e o colesterol.
Este retardamento da digestão é benéfico para promover o estado anabólico do corpo humano e o uso eficiente da energia proveniente dos alimentos. Consequentemente, o óleo de linhaça deve ser tomado na ceia antes de ir para a cama, a fim de manter a entrada de energia o mais constante possível.

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE LINHAÇA

O óleo de linhaça é composto na maior parte por Omega 3 e Omega 6, com um rácio de 1:3, ou seja, a quantidade de Omega 3 é três vezes superior à de Omega 6. O rácio ideal é 1:4, o que torna o óleo de linhaça numa fonte quase perfeita de gorduras saudáveis. Este balanço entre Omega 3 e Omega 6 promove a criação de prostaglandinas, corpos biológicos importantes que removem o sódio em demasia nos rins, o que reduz a retenção de líquidos, aliviando sintomas de período pré-menstrual.
A elevada quantidade de Omega 6 dá ao óleo de linhaça uma qualidade distinta, na prevenção dos problemas de saúde, actuando como um agente antioxidante e com a capacidade de renovar células.
O óleo de linhaça é usado frequentemente por diabéticos, pois ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a prevenir a obesidade, devido às fibras solúveis, que absorvem algumas substâncias como a glicose, eliminando os picos glicêmicos, o que é óptimo para quem quer manter uma dieta consistente. As fibras solúveis também servem de alimento às bactérias, organismos benéficos no cólon, que de outra maneira não conseguiriam prosperar de forma apropriada. As fibras também ajudam a reduzir o apetite, isso também é um ponto de ataque contra a obesidade.

VENCEDORES



Conheça as novas regras da malhação

Fique por dentro da prática ideal de exercícios físicos e preserve a sua saúde

Saiba como turbinar o efeito dos exercícios físicos
Foto: Dreamstime
Pesquisadores vinculados ao Colégio Americano de Medicina do Esporte, uma referência para os profissionais da área, mergulharam na literatura científica dos últimos anos e fizeram ajustes na antiga cartilha da malhação para potencializar ainda mais os efeitos benéficos da atividade física. "O exercício, hoje, vai além de corrida e musculação", ressalta a fisiologista Carol Garber, principal responsável por essa missão.

Para economizar tempo

Há modalidades que englobam várias das práticas listadas abaixo. "O pilates combina flexibilidade, coordenação e resistência", exemplifica Carol. Ele e outras atividades ajudam a cumprir as metas sem que seja necessário ficar horas e horas na academia.

O que se mantém igual

Exercícios aeróbicos - 150 minutos por semana.
Ao menos 1/2 hora para cada treino.
Apesar de as alterações com relação às corridas e afins serem poucas, há uma forte indicação para começar com calma a fim de evitar contusões.
Exercícios de resistência - 2 ou 3 vezes por semana.
Intervalo de 1 ou 2 dias entre eles.
É fundamental trabalhar todos os músculos. E, claro, não só ter como objetivo um corpão. Às vezes, levantar menos peso pode trazer mais benefícios.

As novidades

Exercícios de flexibilidade - 2 ou 3 vezes por semana.
Realizar após leve exercício aeróbico.
Há uma polêmica: se os alongamentos preveniriam lesões ou melhorariam o desempenho. O certo é que asseguram mais independência no dia a dia.
Exercícios neuromotores - 2 ou 3 vezes por semana
De 20 a 30 minutos por sessão.
São movimentos voltados para coordenação e equilíbrio. Quando praticados a contento, dão a agilidade necessária para driblar percalços e quedas.

A dieta que controla a ansiedade

Emagreça 8 kg por mês com uma dieta rica em alimentos capazes de controlar a ansiedade e o apetite

Será que é fome mesmo ou só vontade de comer um doce?
Foto: Dreamstime
Ansiedade engorda! Toda vez que você se estressa, seu cérebro recebe um aviso de que algo está errado. "O organismo, então, reage aumentando os níveis de cortisol, hormônio que multiplica as células de gordura e descontrola o apetite", explica o endocrinologista Luciano Giacaglia. Logo, para saciar a fome, as pessoas investem em alimentos ricos em carboidratos (massas e pães) e açúcares (doces). Afinal, eles estimulam a produção dos hormônios do prazer - dopamina e serotonina.

Mas, se é impossível driblar o estresse, como controlar a ansiedade sem inflar? A saída está em uma dieta rica em aminoácido triptofano, magnésio e vitamina B6. "Essas substâncias também aumentam a produção de serotonina. Porém, estão em alimentos que não engordam", ensina a nutróloga Tamara Mazaracki. Conheça então a dieta que contém esses ingredientes e seque até 8 kg por mês.

Ansiedade é uma doença?

Em princípio, não se trata de uma patologia. "Contudo, pode se tornar uma caso passe a atrapalhar o cotidiano da pessoa", afirma Vladmir Bernick, psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os sintomas do problema podem surgir de duas formas: psíquica (angústia, aperto no peito, malestar) e funcional orgânica (falta de ar, rosto quente).

Emoções que fazem você comer mais

1. À espera de alguma resposta importante ou quando se privam de fazer algo de que gostam, as pessoas tendem a sentir um vazio emocional. "Em geral, confundem esse sentimento com fome", explica Bernick.

2. O indivíduo costuma, erroneamente, pensar: 'Como trabalho muito e sofro demais, mereço comer'. "Ou seja, o alimento é a recompensa mais fácil. Assim, todos acabam recorrendo a ele", diz o psiquiatra.

O que os ansiosos...

... devem comer e beber
· Leite e derivados (queijo, iogurte)
· Peixe e frango
· Cereais integrais (aveia, arroz)
· Folhas verdes (alface, espinafre)
· Tomate
· Água de coco
· Frutas como banana e abacate
· Linhaça e semente de gergelim

... precisam evitar
· Chá verde
· Café
· Refrigerantes escuros
· Açúcar refinado
· Guaraná em pó
· Gorduras e frituras
· Derivados da farinha e trigo branca
Aproveite para incluir no cardápio sucos que aliviam o estresse e, consequentemente, a ansiedade
Foto: Dreamstime

Sucos e chás que combatem o estresse

Sucos
1. No liquidificador, bata 250 ml de água de coco, 1/2 banana, 10 folhas de hortelã e 1 colher (sopa) de linhaça. Beba duas vezes ao dia - de manhã e à tarde.

2. No liquidificador, bata 1 copo de suco de caju, 6 morangos, 1 folha de couve, 1 folha de alface e 1 colher (sopa) de aveia. Ingira, no máximo, duas vezes ao dia - de manhã e à tarde.

3. No liquidificador, bata 1 colher (sopa) de hibisco solúvel, 1 pedaço de batata yacon, 1 xícara (chá) de chá pronto de melissa e 1 copo de água de coco. Tome três copos do suco distribuídos ao longo do dia.

Chás
1. 1 colher (chá) bem cheia de uma destas ervas: camomila, erva-doce, cidreira, hortelã, folhas de maracujá ou alecrim + Água fervente + Mel + Canela em pó. Cubra a erva com a água num recipiente e deixe-o tampado de três a cinco minutos. Coe e adoce com o mel. Acrescente a canela em pó. Beba de três a quatro xícaras (chá) por dia, uma delas sempre antes de se deitar.

2. 1 punhado de melissa, mulungu, java, oliveira e bugre + 1 litro de água. Coloque as ervas na água e deixe ferver por 20 minutos. Coe e tome uma xícara (chá) cinco vezes ao dia.

Dieta para secar 8 kg por mês

Café da manhã: 1 copo de leite de soja ou desnatado + 1 colher (sopa) de farinha de chia ou amaranto + 1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça + 1/2 mamão papaia + 1 colher (sobremesa) de semente de abóbora (Bata tudo no liquidificador e beba.)

Às 10H: 1 maçã com casca + 2 castanhas-do-pará + 1 fruta seca (uva-passa, ameixa, damasco)

Almoço/Jantar: 2 colheres (sopa) de grão-de-bico temperado com azeite + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de feijão + 2 filés de peixe grelhado (três vezes na semana) + 2 filés de frango grelhado (duas vezes na semana) + 2 bifes (duas vezes na semana) + 1 verdura refogada + Salada verde variada (com azeite extravirgem, vinagre de maçã e sal light)

Sobremesa: 1 fatia de melão ou 1 pote de gelatina diet

Às 16H: 1 pote de iogurte com 1 colher (sopa) de farinha de linhaça + 1 fruta + 1 fatia de queijo branco + 1 fatia de pão integral

Às 22H: 1 copo de leite de soja + 1 colher (sobremesa) de semente de girassol + 2 colheres (sopa) de gelatina diet pronta (Bata tudo e beba.)
 

Dicas para emagrecer comendo bem

Especialistas em dieta revelam dicas para emagrecer que seguem recomendações nutricionais práticas e permitem comer bem

Atualizado em 28/11/2011
Reportagem: Celeste Perron e Carolina Botelho - Edição: MdeMulher

Comer bem pode ser sinônimo de emagrecimento
Foto: Getty Images
Recomendações gerais de uma dieta, como obedecer à pirâmide dos grupos alimentares, comer de 3 em 3 horas e beber 2 litros de água por dia, não podem ser deixadas de lado. Mas para emagrecer na vida real é preciso mais do que isso, já que a torta de morango sorri para você na vitrine de doces da padaria e seu amado não abre mão da pizza no domingo à noite. Junte a isso o prazer de uma cerveja com batata frita com as amigas e você está perdida. Como não é fácil resistir, alguns especialistas no assunto reuniram os seus mandamentos preferidos para comer bem, cortar calorias e apreciar cada mordida.

Assuma a paixão pela carne...

"Caso você compare a quantidade de gordura de um bife de filé-mignon com a de um filé de peito de frango, se surpreenderá: o teor é quase o mesmo, com a diferença de que a carne bovina tem mais zinco, ferro e vitamina B12", afirma a americana Catherine Friend, autora de "The Compassionate Carnivore" (inédito no Brasil). A recomendação de ingestão de proteína para mulheres saudáveis é de 0,8 a 1 g por quilo de peso corporal. Lembre-se: uma porção de 30 g de carne é semelhante ao tamanho da palma da mão de uma mulher adulta.

...E cultive o lado vegetariano

"Para preservar a cintura fina, vegetais devem estar presentes nas refeições", afirma Mark Bittman, autor de "Tudo e Mais um Pouco" (Ed. Leya). Proteínas de origem vegetal, como feijão, lentilha, soja, grão-de-bico, amêndoa e noz, possuem teor reduzido de gordura e quantidade significativa de fibras e ômegas 3 e 6, contribuindo para a ingestão das gorduras boas de que o organismo precisa. Consuma um desses alimentos uma vez ao dia, como uma porção de feijão ou meia xícara de nozes.

Tome água antes das refeições

Uma pesquisa da Universidade Virgina Tech, nos EUA, mostrou que tomar 2 ou 3 copos de água antes de sentar à mesa enxuga até 2 kg. "Ingerir mais água e menos bebidas adocicadas é uma estratégia simples de controlar o peso", afirma Brenda Davy, coautora do estudo.

Faça seu próprio molho de salada

Da mesma maneira que deve evitar óleo e manteiga para refogar vegetais e legumes, não use temperos prontos em saladas. "Muitos contêm alta taxa de frutose", afirma Stephen Perrine, autor de "The New American Diet" (inédito no Brasil). Além de calóricos, eles abusam de sal e conservantes. Uma saída clássica é fazer um molho de limão com azeite. Deixe a receita mais saborosa acrescentando mostarda, vinagre balsâmico, alho e ervas aromáticas.

Comece pela sopa

As sopas geram sensação de saciedade se tomadas antes das refeições. "Deixá-las congeladas vai ser mais prático para o seu dia a dia", afirma a nutricionista Marlise Potrick Stefani, da clínica Nutritécnica, em São Leopoldo (RS). "Aproveite sobras como ossos, pontas de carne, cabos de temperos verdes e casca de cenoura para fazer caldos de carne, galinha e legumes."

Pense antes de beber

Não basta trocar o refrigerante pelo suco de laranja ou a cerveja pelo vinho quando se quer perder medidas. "Algumas bebidas, além de apresentarem função antioxidante, são classificadas como termogênicas, ou seja, aumentam o metabolismo por apresentarem mais dificuldade de ser digeridas pelo organismo, como o chá verde", diz Heloisa Guarita, diretora técnica e nutricionista da RG Nutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.
Brócolis e couve-flor ajudam a desintoxiar o fígado
Foto: Dreamstime

Limpe o fígado

Desintoxicar o fígado é peça-chave em dietas. Dois vegetais que ajudam nessa tarefa são brócolis e couve-flor. "Consuma pelo menos duas vezes por semana em forma de salada ou em ingredientes de pratos como macarrão com brócolis, couve-flor gratinada e seleta de legumes", recomenda Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, mestre em ciências com ênfase em fisiologia endócrina pela USP.

Aposte em complementos naturais

Nada de manteiga ou queijo ralado para dar aquele gostinho especial à comida. Uma porção de parmesão chega a 100 calorias. Marlise recomenda acrescentar sementes de linhaça ao prato, uma maneira fácil de incluir no cardápio fibras, ômega 3 e ácidos graxos. Se não gostar do seu sabor, experimente sementes de abóbora ou girassol, fontes de fibra e gordura saudável.

Preserve o gostinho de quero mais

Pare de comer antes de sentir a barriga cheia e pesada. Para saber o momento certo, use a regra: em uma escala de 1 a 10, você fica muito estufada com 10. Largue o garfo quando estiver no nível 8. Aos poucos, tente fazer isso na escala 6. Você vai se sentir e parecer melhor e mais saudável.

Levante e coma

"Tome um café da manhã que contenha fibra, proteína e um pouco de gordura. A combinação ativa o metabolismo e gera saciedade até a hora do almoço", diz Keri Glassman, autora do "The O2 Diet" (inédito no Brasil). "Minha primeira refeição do dia é uma fatia de torrada integral com pasta de amendoim ou ovos mexidos e uns morangos." Bonus: uma pesquisa mostrou que tomar café da manhã ajuda a perder peso sem sofrer do efeito ioiô.

10 dicas para vencer a preguiça e começar a fazer ginástica

Incorporar exercícios físicos ao dia a dia é importantíssimo. Veja então dicas de psicólogos para vencer a preguiça e começar a ginástica

Publicado em 12/01/2012
Reportagem: Ricardo Régener - Edição: MdeMulher
Procure fazer academia acompanhada de alguém!
Foto: Dreamstime
Por que é tão difícil vencer a preguiça e começar a praticar atividades físicas? "A natureza humana tem a tendência de repetir os velhos hábitos e de resistir aos novos", explica a psicóloga comportamental Olga Tessari.

O que fazer, então? "São necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina vire um hábito consolidado. Enquanto isso, é preciso persistir, mesmo sem vontade", diz o psicólogo esportivo Rodrigo Scialfa. No fundo, a gente sabe disso, né? Mas não desanime. Você não precisa se conformar se alguma vez já fracassou ao tentar incorporar exercícios físicos ao seu dia a dia. Os psicólogos Olga e Rodrigo ensinam dez truques para fazer sua mente trabalhar a seu favor na batalha contra o sedentarismo.

Dicas dos psicólogos

1. Tenha um diário
Registre suas metas e sua evolução nas atividades físicas em um diário de papel, em um blog ou nas redes sociais. Compartilhar seus objetivos ajuda a não desistir deles e dá motivação nas horas difíceis.

2. Inspire-se em alguém
Cole na sua geladeira uma foto de corpo inteiro de uma mulher com quem você quer ficar parecida ou até um retrato seu do passado. Diga para você mesma que quer ser igual a ela.

3. Comece devagar
Nos primeiros dias de exercício, o corpo vai ficar dolorido. A dorzinha passa logo, mas pode ser o suficiente para desmotivá-la. "Para começar, meia hora por dia, duas vezes por semana, está ótimo", ensina a personal trainer Camila Lopes.

4. Crie metas realistas
Emagrecer 30 kg ou ter a barriguinha seca da Claudia Leitte são metas impossíveis a curto prazo. Mantenha o objetivo de longo prazo em mente, mas crie metas mais imediatas, como eliminar 1 kg ou perder 1 cm de barriga em algumas semanas.

5. Ganhe recompensas
Após cada meta superada, estabeleça um prêmio (que não seja comida). Pode ser uma roupa nova, um perfume, um passeio ou algo que deixe você realizada e motivada para continuar perseguindo suas metas. Todo mundo precisa de motivação.

6. Encaixe o exercício físico na sua rotina
Se ama ver novela, não adianta fazer exercícios nesse horário. É mais fácil adquirir um hábito novo quando ele se encaixa no seu dia a dia. Se vai entrar numa academia, escolha uma perto da sua casa ou do trabalho.

7. Tenha uma "calça de referência"
Se você quer emagrecer ou afinar a cintura, acostume-se a provar toda semana a mesma calça. É mais fácil perceber as pequenas mudanças no seu corpo assim do que se olhando no espelho.

8. Exercite-se com prazer
Há dezenas de opções além de esteira, bicicleta e musculação: aulas de dança, caminhada, artes marciais, ioga, hidroginástica, capoeira, esportes coletivos... Mas, se após duas semanas ela continuar sendo um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é se sentir bem.

9. Procure companhia
Acompanhadas de alguém de quem gostamos, o tempo de exercício passa mais rápido e há mais estímulo para continuar. Se você não tem companhia, faça amigos na academia.

10. Pare de se sabotar
É comum deixar de fazer exercício em um dia e desistir de fazer no outro também. Pensamentos como "não cumpro nada do que prometo" seguidos de um sentimento de fracasso são típicos da autossabotagem. Se você deixar de fazer o exercício um dia, retome e siga em frente
!

ENTENDA O BALÃO INTRAGÁSTRICO PELO DR. RICARDO FITTIPALDI - CLÍNICA ENDOGASTRO MED






BRUNA KARLA, LINDA!!!!!!!!!

Conheça os grãos que fazem você perder até 2 kg em uma semana

Além de emagrecer, amaranto, chia, linhaça e painço fazem um bem e tanto para sua saúde. Conheça as propriedades de cada grão!

Publicado em 25/01/2012
Leopoldo Curracolo
Conteúdo do site VIVA!MAIS
grão
A linhaça faz com que o organismo absorva menos calorias dos alimentos
Foto: Dreamstime

Amaranto

O que é? O grão, que nasce no Peru, foi muito utilizado pelo povo inca, civilização antiga que viveu na região entre os séculos 13 e 16.

Como ajuda a perder peso? O amaranto é um carboidrato complexo com grande quantidade de proteína. Juntas, essas substâncias colaboram para aumentar a sensação de saciedade - fazendo com que você sinta bem menos fome.

A melhor forma de ingerir: experimente trocar, numa receita de pães ou bolos, metade da quantidade de farinha branca por farinha de amaranto (você pode processar os flocos para transformá-lo em farinha). O ideal é comer uma colher de sopa por dia.

Benefícios à saúde: estudo feito pela Unicamp comprova: ele combate o colesterol ruim. Também é indicado para celíacos, já que não contém glúten.

Preço médio: R$ 16* (250 g, em grãos) e R$ 10* (150 g, em flocos).

Chia

O que é? Cultivada desde 2.600 a.C, esta semente nascida no México turbina a força física e tem gosto parecido ao de nozes.

Como ajuda a perder peso? O segredo está na capacidade da chia em absorver 12 vezes o próprio peso em água. Ainda tem uma capa de gel que, em contato com a água, infla, o que aumenta a sensação de saciedade no organismo e adia a fome.

A melhor forma de ingerir: em excesso, o grão pode ter efeito contrário e incentivar o aumento de peso. Portanto, siga à risca as dicas: acompanhe-o de alimentos líquidos, como suco, e coma uma colher de sopa antes do almoço e outra antes do jantar apenas.

Benefícios à saúde: ajuda na prevenção e controle da diabetes, mantendo em equilíbrio os níveis de açúcar no sangue.

Preço médio: R$ 23* (250 g, em grão) e R$ 27* (120 g, em flocos).

Linhaça

O que é? Semente do linho, é encontrada em dois tipos: marrom, de casca grossa, e dourada, de casca fina, com os mesmos nutrientes.

Como ajuda a perder peso? Diminui o contato das moléculas de gordura e carboidrato com a parede intestinal, o que faz com que o organismo absorva menos calorias dos alimentos.

A melhor forma de ingerir: a linhaça tem uma casca que deve ser triturada em processador ou liquidificador antes de consumida, pois o intestino não rompe essa barreira. Misture uma colher de sopa por dia com frutas e sucos. Quem sofre de doença diverticular intestinal deve evitar a semente inteira.

Benefícios à saúde: os ácidos graxos da linhaça previnem doenças cardiovasculares e inflamatórias e as fibras previnem o câncer de mama e sintomas da TPM.

Preço médio: R$ 8* (250 g, a farinha) e R$ 4* (250 g, em grão).

Painço

O que é? Um cereal integral de semente redonda que, assim como a linhaça, é da mesma família de grãos como arroz e milho.

Como ajuda a perder peso? Por ter uma grande quantidade de fibras, colabora no processo digestivo e dá sensação de saciedade no corpo, o que diminui a fome e faz você comer menos.

A melhor forma de ingerir: pode ser cozido com água fervente e servido como arroz ou usado como farinha no preparo de pães. Fique atenta: o consumo excessivo pode causar diarreia e leva ao ganho de peso. Coma até duas colheres de sopa diariamente.

Benefícios à saúde: ajuda a manter a resistência dos ossos por conter grande quantidade de fósforo. também age no controle da absorção da glicose pelo organismo.

Preço médio: R$ 2,60* (500 g).

Cardápio para 7 dias

O menu criado pela nutricionista Fabiana Marangoni seca até 2 kg

Café da manhã
· 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
· 1/2 xícara (café) de café com adoçante
· 1/2 papaia
· 1 fatia de pão de fôrma grãos light

Lanche
· 1 copo de suco de maçã com adoçante
· 1 colher (sopa) do grão que preferir

Almoço
· 1 prato (sobremesa) de folhas (alface, rúcula, agrião, acelga)
· 2 colheres (sopa) de arroz
· 1 colher (sopa) de feijão
· 1 filé de frango grelhado pequeno
· 2 colheres (sopa) de brócolis no vapor
· 1 laranja

Lanche
· 1 pera picada
· 1 copo de água de coco
· 1 colher de sopa do grão que preferir

Jantar
· 2 fatias de pão de fôrma grãos light
· 1 colher (sopa) de atum em água
· 1 prato (sobremesa) de folhas
· 2 colheres (sopa) de cenoura ralada

Ceia
· 1 xícara (chá) de chá de ervas com adoçante
· 2 biscoitos água e sal

EMAGRECIMENTO POR IDADE

20 a 30 anos: 2 kg em 1 semana
31 a 40 anos: 1 kg em 1 semana
Mais de 40 anos: 0,5 kg em 1 semana

O "carboidrato do bem" que ajudou Luciana a emagrecer 49 kilos

"Cortei os alimentos com glúten do cardápio e transformei meu corpo em sete meses! Fiquei linda e me livrei do risco de infarto", contou Luciana Freitas

Publicado em 06/02/2012
Conteúdo do site SOU MAIS EU!
Luciana fugiu do efeito sanfona e conseguiu o corpo que queria com a dieta sem glúten
Foto: Sou Mais Eu!/Reprodução
Luciana Oliveira Freitas, de 31 anos vivia no 'efeito ioiô'. "Meu peso subia e descia o tempo todo. Tomava remédio, perdia 5 kg e depois engordava o dobro. Nessa brincadeira, cheguei aos 120 kg! Minha vida era ficar na frente do computador e comer. Estava tão acima do peso que já nem tinha vontade de sair de casa. Os homens só me viam como a amiga gordinha e simpática. Era muita humilhação.
E isso afetava até minha vida profissional. Queria deixar meu emprego de secretária na empresa do meu pai para ter novas experiências, mas quem disse que eu tinha coragem? Me sentia feia e insegura e nem me arriscava a fazer entrevistas. Só resolvi mudar quando minha obesidade passou a colocar minha vida em risco. Aí, era emagrecer ou emagrecer", conta ela.
Não conseguia fazer dieta nem atividades físicas
"Lu, vê se emagrece. Você tem o rosto tão bonito..." Eu já não aguentava mais ouvir isso das minhas amigas. Quanto mais elas falavam, mais eu tomava um monte de chope para esquecer minha situação.
Minha vida estava uma droga, mas eu não conseguia fazer dieta nem exercícios. Só queria saber de tomar remédios para emagrecer. Até que, em janeiro de  2011, fui ao endocrinologista ver se ele me passava mais alguma medicação para perder peso. Mas aí ouvi uma coisa que me assustou. Ele falou: "Você está com o colesterol muito alto e com excesso de gordura no fígado. Pode ter um infarto". Saí do consultório com muito medo de morrer. Fui direto para a internet para pesquisar dietas.
Cortei os carboidratos "do mal"
Descobri que eu emagreceria se tirasse o glúten da minha alimentação. Essa proteína, que está presente em pães, massas, biscoitos e bolos, favorece o ganho de peso. É o carboidrato "do mal". Cortei todos. No começo, foi difícil. Mas aí fiquei sabendo que existem pães, bolos e biscoitos sem glúten à venda nos supermercados. Passei a consumir apenas o carboidrato "do bem"! Também entrei na academia! 
E valeu a pena! Depois de sete meses, perdi 49 kg! Minha vida mudou totalmente! Para começar, resolvi meus problemas de colesterol e de fígado e fiquei saudável. E, graças ao meu novo corpinho e à minha autoestima turbinada, consegui um emprego como recepcionista numa academia de ginástica! Só uso roupas coladinhas! Agora meu armário é recheado de saias, jeans e vestidinhos curtos e justos.
Se antes eu sempre era chamada para apresentar a amiga bonita, agora sou a amiga gatinha que os homens querem conhecer!
Sobre o glúten:
O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Os alimentos com glúten são chamados de "carboidratos do mal" porque favorecem o ganho de peso e a retenção de líquidos. "Por isso, uma dieta com restrição ou redução dessa proteína é eficiente para emagrecer", diz a nutricionista Fernanda Machado. Saiba mais:

Quais alimentos têm glúten?
O glúten é usado na fabricação de pães, massas, biscoitos e bolos para dar liga à massa e deixar a receita mais macia. Também é encontrado na cerveja, iogurte, sorvete, coxinha, hambúrguer e na maioria dos alimentos industrializados.

Por que engorda?
O glúten se transforma numa espécie de cola quando chega ao intestino. "Ele ‘gruda’ na parede do intestino, dificultando a absorção de nutrientes e atrapalhando a digestão", diz a nutricionista Fernanda Machado.
- O glúten dilata o abdômen.
- Reduz a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Isso pode fazer a pessoa comer mais.
- Diminui a produção de leptina, que dá a sensação de saciedade.

A dieta do "carboidrato do bem"

Veja como incluir alimentos sem glúten na sua dieta, evitar a retenção de liquidos e favorecer o emagrecimento

Publicado em 06/02/2012
Conteúdo do site SOU MAIS EU!
Arroz integral é uma das fontes de "carboidrato do bem"
Foto: Divulgação
O glúten é uma proteína de origem vegetal encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. Os alimentos com glúten são chamados de "carboidratos do mal" porque favorecem o ganho de peso e a retenção de líquidos. "Por isso, uma dieta com restrição ou redução dessa proteína é eficiente para emagrecer", diz a nutricionista Fernanda Machado.
Luciana Oliveira Freitas perdeu 49 kilos com a dieta sem glúten, confira o cardápio seguido por ela abaixo:
O cardápio da dieta:
Café da manhã
1 fatia de pão sem glúten
2 fatias médias de queijo de minas
1 pera
1 xícara de café com leite desnatado e adoçante

Dica da nutricionista:
Acrescente mais uma fatia de pão sem glúten

Lanche da manhã
1 iogurte natural sem glúten

Almoço
3 colheres de arroz integral
1 concha de feijão
1 colher de carne moída
Salada

Lanche da tarde
2 torradas
1 copo de suco

Jantar
3 colheres (sopa) de arroz integral
1 concha de feijão
1 bife grelhado
Salada

Dica da nutricionista:
Inclua uma fruta

Ceia
1 gelatina light ou 1 copo de leite desnatado
1 fatia de queijo de minas
Opções para substituir o glúten
Use macarrão com massa à base de arroz (arroz não tem glúten).
No lugar da massa de lasanha, prefira fatias de berinjela ou abobrinha grelhadas.
Opte por frutas, verduras, legumes e raízes (inhame, mandioca, batata...) como fontes de carboidrato. Eles dão energia e saciedade.
Troque os alimentos convencionais por versões sem glúten. Todos os produtos devem informar no rótulo se contêm glúten ou não