Hot!

Other News

More news for your entertainment


12 motivos para fazer musculação

Achar que a musculação vai deixar seu corpo com formas masculinas é ultrapassado. Se quiser ter uma vida longa e saudável, comece a puxar ferro

musculação
Pesquisadores descobriram que as pessoas eram 15% mais produtivas no trabalho nos dias em que se exercitavam
Foto: Dreamstime
Você, como a maioria das mulheres, provavelmente não sonha com um bíceps de 50 cm de diâmetro ou com pernas mais fortes do que as do seu amado. Mas nem por isso deveria fugir da sala de musculação.

Além de valorizar suas curvas - e deixá-las sexy no biquíni -, levantar peso tem uma vantagem imensa sobre inimigos femininos bastante conhecidos: a gordura, o estresse, as doenças do coração e o câncer.

Continua na dúvida? Listamos 12 razões para você trocar a cadeira do computador pelo banco de supino.

1. Você perderá 40% mais gordura.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, dividiram pessoas em dieta em três grupos - o sedentário, o que fazia apenas exercícios aeróbios e o que seguia um treino aeróbio e de força. Todos perderam cerca de 9 kg, mas aqueles que praticaram musculação eliminaram quase 3 kg a mais de gordura do que os demais. Por quê?

A perda dos que fizeram musculação era constituída praticamente de gordura, enquanto os demais queimaram gordura e músculos. Menos massa muscular pode até baixar o ponteiro da balança, mas deixa você propensa a ganhar de volta o pneuzinho que perdeu.

Entretanto, se você puxa ferro e faz dieta, seus músculos recém-conquistados ficam protegidos e a queima de gordura se eleva.

2. Suas roupas vestirão melhor.

Dos 30 aos 50 anos, as mulheres estão propensas a perder 10% da massa muscular, e os músculos tendem a ser substituídos por gordura. Essa condição leva ao aumento do tamanho da cintura, já que 1 kg de gordura ocupa 18% mais espaço do que 1 kg de músculo.

3. Sua queima calórica aumentará.

Fazer musculação eleva a queima de calorias até quando seu bumbum está afundado no sofá. Isso porque, após cada treino de força, seus músculos precisam de energia para reparar as fibras lesionadas. "Até 24 horas depois do exercício, o organismo continua estimulando a musculatura a queimar gordura, o que mantém o metabolismo acelerado", explica Luciana Caetano, consultora de desenvolvimento da rede de academias Contours, no Ceará.

4. Você lidará melhor com o estresse.

Quem pratica exercícios apresenta menor nível de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse. Ademais, em situações estressantes, a taxa de pressão arterial de pessoas com mais músculos volta ao normal mais rapidamente do que as de pessoas com pouca massa magra.

5. Você será mais feliz.

Nem só a ioga a deixa zen. Pesquisadores descobriram que mulheres que fizeram musculação três vezes por semana, durante seis meses, melhoraram sua pontuação ao medir os níveis de raiva e de humor.

6. Seus ossos ficarão fortes.

Conforme você envelhece, sua massa óssea se desmantela, o que aumenta suas chances de um dia sofrer uma fratura. Em quatro meses, um treino de força é capaz de aumentar a densidade óssea do quadril e os níveis de osteocalcina no sangue - um marcador de crescimento ósseo - em 19%. "Todos os exercícios que usam carga fortalecem o sistema osteomuscular, mas o mais eficaz é a musculação", diz Luciana Caetano.

7. Você vai entrar em forma rápido.

Uma série de musculação pode proporcionar benefícios cardiovasculares semelhantes àqueles gerados na prática do exercício aeróbio (como natação, corrida e bicicleta) - dessa forma, você economiza tempo sem sacrificar os resultados.

8. Seu coração ficará mais saudável.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram que quem fazia três treinos com peso semanalmente, durante dois meses, tinha a pressão arterial diastólica diminuída em oito pontos. Isso é o suficiente para reduzir o risco de sofrer um derrame em 40% e de ser acometida por um ataque cardíaco em 15%. Além disso, a musculação reduz os níveis do colesterol e triglicérides.

9. Você será mais produtiva.

Levantar peso pode resultar em um aumento de salário. Pesquisadores descobriram que voluntários eram 15% mais produtivos no trabalho nos dias em que se exercitavam comparados aos dias que não olhavam para os halteres. Segundo o estudo, quando você malha, é possível terminar em 8 horas uma tarefa que normalmente exigiria 9 horas e 12 minutos de dedicação.

10. Sua vida será longa.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, revelaram que, quanto maior a força corporal, menores os riscos de morrer em decorrência de câncer e doenças cardiovasculares. Também descobriram que ser forte está associado a "uma sobrevivência excepcional", ou seja, viver até os 85 anos sem doenças sérias.

11. Você ficará mais inteligente.

Pesquisadores brasileiros descobriram que seis meses de trabalho muscular resultaram em melhor memória, raciocínio verbal e poder de atenção nos levantadores de peso.

12. Ficará mais fácil fazer dieta.

O exercício ajuda o cérebro a manter um plano de dieta. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, estudaram 169 adultos com sobrepeso e descobriram que quem não seguiu um treino de 3 horas por semana ingeriu mais do que 1 500 calorias por dia.



    A dieta que emagrece 21 kg com farinha de semente de abóbora

    "Rica em fibras, a farinha de semente de abóbora reduz a fome, melhora o funcionamento do intestino e renova o ânimo! Graças a ela, voltei ao meu corpo de solteira, mas com muito mais disposição", conta Rosa Maria

    Publicado em 28/07/2011
    Leo Branco. Dona da História: Rosa Maria Ramos da Silva, 34 anos, Jundiaí, SP
    Conteúdo do site SOU MAIS EU!
    Rosa Maria tem 1,65m e foi dos 85 kg para os 64 kg
    Foto: Victor Almeida / Arquivo pessoal
    "Eu e meu marido, José, viajávamos de carro quando um motoqueiro quis cruzar a rodovia. Ele não percebeu nossa presença e bateu bem na porta do meu lado. A colisão até que foi fraca. Ninguém se feriu. Mas meu trauma foi enorme. Não conseguia mais andar de carro e passei a depender do José até para ir ao supermercado.

    Esse acidente, que ocorreu em janeiro de 2007, só piorou meu problema de peso, que já se arrastava havia sete anos, desde o início do meu casamento. Quando me casei, pesava 60 kg.

    O problema é que logo depois mudamos de cidade e comecei a me sentir muito sozinha sem a família e os amigos. Enquanto José passava o dia trabalhando, eu me afundava em solidão, entediada com a rotina de dona de casa. Meus melhores amigos eram a televisão, a janela por onde eu via o movimento da rua e a geladeira. Perdi o costume de dividir as refeições entre café da manhã, almoço e jantar. O José almoçava e jantava na firma e eu ficava com preguiça de cozinhar só para mim. Comia sanduíches e massas o tempo todo. Após dois anos de casada, já havia engordado 25 kg. Para piorar, estava tão desanimada que não sentia mais vontade de me cuidar nem de me arrumar. Me acomodei na gordura durante os cinco anos seguintes. Cheguei aos 85 kg. Até tentava fazer dietas que via na televisão e nas revistas, mas não persistia em nenhuma delas.

    Consegui vencer meu desânimo

    Depois do acidente, passei a repensar a minha vida. Eu tinha planos: queria engravidar, ter uma vida própria, voltar a trabalhar... Se continuasse naquela situação, teria cada vez mais medo de fazer as coisas e seria mais dependente do meu marido. E se ele morresse? O que seria de mim? Decidi lutar contra minha acomodação. Para começar, me inscrevi em uma autoescola e recuperei a coragem de encarar o trânsito.

    Aí, resolvi vencer outro desafio: queria emagrecer os 25 kg que o casamento havia me dado. Resolvi fazer caminhadas diárias de uma hora ao redor do condomínio. Também voltei a cozinhar minhas refeições e a comer de três em três horas. Assim, conseguia controlar meu apetite sem ficar esfomeada.
    Rosa Maria ficou linda e saiu na capa da revista SOUMAISEU!
    Foto: Reprodução revista SOUMAISEU!
    Mas o segredo para manter o pique da dieta foi uma receita que aprendi com minha mãe: comer sementes de abóbora. Elas são ricas em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor e diminuem a fome. Além disso, melhoram o humor e dão mais disposição para o dia a dia. Eu torrava as sementes e depois as triturava no liquidificador. Aí, jogava em cima da salada ou misturava com sucos naturais.

    Comecei a dieta em setembro de 2008. Em janeiro, me matriculei em um clube e passei a fazer musculação e aulas de body combat, um tipo de ginástica que usa movimentos de artes marciais. Graças às sementes de abóbora, eu tinha muito pique. Depois de um ano, consegui eliminar 21 kg! Voltei ao corpo da época de solteira, mas com uma disposição que nunca tive.

    Durante o processo de emagrecimento, comecei a me achar bonita novamente e a me interessar pelos cuidados com a beleza. Decidi ser esteticista. Assim que cheguei ao meu peso atual, me matriculei em um curso técnico. Vou concluí-lo neste ano e já estou trabalhando na área: faço massagem relaxante, drenagem linfática, limpeza de pele e tratamentos faciais.

    Chego a tirar R$ 3 mil por mês. Guardo tudo em uma poupança que vou usar para montar minha clínica de estética no futuro. É a próxima meta a ser conquistada. Com a ajuda das sementes de abóbora, disposição para enfrentar desafios é o que não me falta!"

    Semente estimula o intestino e melhora o humor

    A farinha de semente de abóbora é rica em fibras e, portanto, ajuda a regular o intestino
    Foto: Dreamstime
    A semente de abóbora ajuda a emagrecer porque é rica em ômega 9, uma gordura boa para o corpo. "Ela previne o acúmulo de colesterol no sangue e evita o acúmulo de gordura na barriga", explica a nutricionista Flávia Figueiredo. A semente também é rica em fibras. "A digestão dela é mais demorada no estômago. Por isso, ela reduz a vontade de comer entre as refeições", diz.

    Quando chegam ao intestino, as fibras da semente grudam nos açúcares e gorduras presos na região. "Elas varrem essas substâncias para fora do corpo, melhorando o funcionamento do intestino."

    A semente de abóbora também aumenta a produção de serotonina no cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar e melhorando o humor e a disposição.

    Você escolhe: crua, em pó ou óleo

    A semente de abóbora pode ser consumida crua ou processada, como farinha ou óleo. "Os benefícios são os mesmos em todos os formatos", diz a nutricionista. O ideal é consumir 30 g por dia. A quantidade equivale a duas colheres (sopa) do óleo da semente e entre duas e três colheres (sopa) da semente crua ou em pó.

    A nutricionista sugere consumir a semente crua como aperitivo, entre as refeições, ou triturá-la e misturar em saladas ou sucos naturais, como a Rosa fez.

    Dieta da farinha de semente de abóbora

    Veja como emagrecer com a dieta que inclui farinha de semente de abóbora no cardápio e ainda melhora o funcionamento do intestino e renova o ânimo

    Publicado em 28/07/2011
    Leo Branco. Dona da História: Rosa Maria Ramos da Silva, 34 anos, Jundiaí, SP
    Conteúdo do site SOU MAIS EU!
    Inclua farinha de semente de abóbora no cardápio e seque alguns quilinhos extras
    Foto: Dreamstime

    O cardápio da dieta

    Café da manhã
    · 200 ml de café preto adoçado com açúcar mascavo
    · 2 fatias de pão integral com geleia ou Polenguinho®
    · 1 fatia de queijo branco
    · 1 fruta (maçã, banana ou mamão) com aveia

    Dica da nutricionista: Use adoçante no lugar do açúcar mascavo, que tem a mesma quantidade de calorias do branco.

    Lanche da manhã
    · 1 fruta ou 1 copo (200 ml) de suco natural
    · 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora torrada

    Almoço
    · 3 colheres (sopa) de arroz
    · 1 concha de feijão (lentilha ou grão de bico)
    · 1 porção de carne cozida (filé, frango, peixe)
    · 1 xícara de abobrinha cozida
    · Salada de folhas variadas, palmito, cenoura ralada com 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora

    Dica da nutricionista: Prefira arroz integral ou parboilizado, que têm maior quantidade de fibras e melhoram o trânsito intestinal.

    Lanche da tarde
    · 1 copo (200 ml) de suco natural com 1 colher (sopa) de farinha de semente de abóbora torrada
    · Bolacha integral com um mix de castanhas

    Jantar
    · Salada de folhas variadas (alface, rúcula, agrião)
    · 1 filé grelhado de frango

    Dica da nutricionista: Restrinja o consumo a três bolachas por dia. À noite, invista em chás que ajudam na digestão, como os de erva-doce, camomila e erva-cidreira.

    Prepare a farinha em casa!

    Retire as sementes de uma abóbora grande e lave-as. Deixe secar durante um dia em uma peneira para eliminar a água. Asse no forno por meia hora ou até que fiquem amarelas. Dá para consumi-las assim, como aperitivo. Mas também é possível triturá-las para jogar na comida ou em sucos. Basta colocar tudo no liquidificador e bater até o pó ficar homogêneo. Uma abóbora rende 400 g de farinha de semente, o suficiente para 20 dias de consumo.

    testimunhos da Glória de Deus




    elaine martins-sei é bem assim/com letra

    A matematica de Deus é diferente, quando todos dizem que não dá mais, quando todos dizem que vc não tem mais jeito, quanto + e + dificil seja a sua mudança ou a sua história, é que Ele entra com o seu Propósito. mostrando a todos que Ele sempre esteve com vc. Fazendo com aqueles que não acreditaram fiquem com Ponto de Interrogação na cabeça, pensando como pode ???E o Resultado da matemática de Deus é sempre a vitória. E vc vai cantar do outro lado, o Hino da Vitória.

    Sei É Bem Assim

    Elaine Martins

    Sei é bem assim, o medo chega e aflição
    destrói as bases que sustentam o coração
    Sei é bem assim, é tão difícil suportar
    o medo, a dor e essa lágrima no olhar
    Não sabes mais o que fazer
    nem mesmo para onde ir
    a única certeza é que chegou ao fim
    Mas se Deus mudou a minha vida
    também vai mudar a tua história
    Deus não deu seu único filho
    pra morrer por nós em vão outrora
    Derramou seu sangue carmesim
    por você e também por mim
    Você não nasceu para sofrer
    Hoje Deus vai te fazer feliz
    Vai te arrancar do fundo do poço
    te reerguer, te fazer um vaso novo
    vai mostrar pra todos teus inimigos
    que ele sempre esteve contigo
    e eles irão olhar e vão dizer
    como é que isso pode acontecer
    ele estava caído, derrotado
    Hoje esta de pé, fortificado.
    E você vai cantar do outro lado (3x)
    o hino da vitória
    Só o Senhor é Deus
    Só Deus é o Senhor
    Se ele te prometeu
    se considere muito mais que vencedor
    Final: Você é um vencedor (3x)













    IMPORTANTE!!!!!













    Como fazer atividade física no frio

    Realizar atividade física no frio é bastante complicado. Por isso, confira um treino ideal para ser feito em casa e não abandone o exercício no inverno

    Publicado em 06/06/2011
    Andréa Soares
    Conteúdo do site MÁXIMA
      
    Chega de desculpa para malhar no inverno. Exercite-se em casa!
    Foto: Dreamstime
    Barriga sarado, bumbum durinho, braços fortes... Esses são os objetivos a serem alcançados de muitas mulheres. Entretanto, basta o frio chegar para que eles sejam deixados de lado. Afinal, a preguiça de ir à academia costuma falar mais alto nessa época do ano.
    Pensando nisso, a personal trainer Natália Kostek elaborou um treino que pode ser realizado em casa e promete modelar o corpo em seis semanas, se for seguido corretamente: dia sim, dia não. Faça três séries de 20 repetições, parando por 30 segundos entre cada uma delas.
    Ilustração: Luísa Azevedo

    1. Coxas

    Sentada na ponta de uma cadeira (apoiada na parede), pernas na largura do quadril, braços à frente. Levante e sente-se com um pé elevado. repita do outro lado.

    2. Barriga

    Deitada, pernas apoiadas numa cadeira formando um ângulo de 90 graus. Flexione o tronco trazendo os cotovelos em direção aos joelhos.
    Ilustração: Luísa Azevedo

    3. Bumbum

    Deitada de costas, braços ao lado do corpo, pernas flexionadas, pés apoiados no chão. Contraia bem o bumbum, levante os quadris e volte.

    4. Braços

    Em pé, coluna reta, braços ao lado do corpo, mãos segurando um pesinho (2 kg). Dobre os braços e volte, com os cotovelos na linha da cintura.

    Aposte nos exercícios funcionais para ter um corpo tonificado

    Os exercícios funcionais , aqueles que trabalham dois músculos no mesmo movimento, ajudam a definir a silhueta e mandar a celulite embora!

    Publicado em 11/07/2011
    Marjorie Zoppei
    Conteúdo do site MÁXIMA
      
    abdominal
    Aprenda a série de exercícios criada pelo personal trainer Alexandre Bro
    Foto: Dreamstime
    Que tal definir sua silhueta e mandar a celulite embora? Aposte nos exercícios funcionais, que trabalham dois músculos no mesmo movimento. Pratique em dias alternados, três séries de 20 repetições cada uma, sempre com intervalos de 30 segundos. Essa série foi criada pelo personal trainer Alexandre Bro, da Academia Pelé Club (SP).
    exercícios
    Foto: Luda Lima
    1. Braços + pernas

    De pé, com o pé direito no chão e o outro sobre uma flanela, deslize a perna esquerda, descendo o quadril até formar um ângulo de 90 graus na perna de apoio. Enquanto isso, eleve o braço acima da cabeça. Troque de lado.

    2. Abdome + pernas

    Deitada de barriga para baixo e apoiada sobre os antebraços, coloque uma flanela embaixo de cada pé. Aproxime um dos joelhos do abdome, volte e repita o movimento com a outra perna.

    3. Glúteos + abdome

    Deitada de barriga para cima, pernas flexionadas e pés apoiados sobre a flanela. Eleve o quadril e estique as pernas, deslizando-as sobre o solo.

    4. Abdome + braços

    Virada de barriga para baixo, pernas e braços esticados e mãos apoiadas sobre as flanelas. Com o impulso dos braços, traga o bumbum para a direção do calcanhar, sem tirar as mãos do chão.

    Siga três dicas e potencialize o efeito dos abdominais na malhação

    Confira algumas dicas para fugir dos sabotadores de abdominais e fique com a barriga ainda mais chapada!

    Atualizado em 13/07/2011
    Carolina Cagno e Marcia Di Domenico
    Conteúdo do site BOA FORMA
      
    abdominais
    Beber suco ou refrigerante antes da malhação piora o rendimento dos abdominais
    Foto: Getty Images
    Você faz dezenas de repetições para chapar a barriga, mas, quando está fora da academia, adota hábitos que colocam parte do seu esforço a perder.

    Veja como evitá-los - e aumentar o poder de fogo dos seus abdominais:

    Corrija a postura

    Quando você alonga o tronco, amplia a distância entre os quadris e as costelas, o que a faz parecer mais magra. Dois jeitos de manter o corpo no eixo são deixar os ombros alinhados com os quadris e... fazer abdominais. "Eles trabalham a musculatura estabilizadora da coluna, importante para ter as costas alinhadas", fala o professor Márcio Acoavita, da academia Needs, em São Paulo.

    Descanse

    Sono de menos e trabalho e preocupação demais fazem subir os níveis de cortisol (o hormônio do stress), que induz a perda de massa magra e o acúmulo de gordura na barriga.

    Não beba na refeição

    "O líquido distende a musculatura abdominal, atrapalhando o efeito de barriga chapada", diz Fabiana Casé, nutricionista da Clínica e Spa Harmonya, no Rio de Janeiro. Se a bebida for suco ou refrigerante, pior: eles têm calorias e, em alguns casos, açúcar, o que leva ao depósito de gordura no abdômen.

    Três passos importantes para o sucesso da atividade física

    Confira três passos capazes de fazer o corpo reagir melhor à atividade física e inclua cada um deles na sua rotina de exercício

    Publicado em 22/07/2011
    Gislene Pereira
    Conteúdo do site WOMEN'S HEALTH 
    Seu corpo vai reagir muito melhor ao exercício se você compreendê-lo bem
    Foto: Getty Images
    Seu corpo vai reagir muito melhor aos exercícios se você compreendê-lo bem. Isso inclui descobrir que hora do dia ele é capaz de dar o máximo, conhecer os nutrientes necessários para ter energia e saber como recuperar-se do esforço físico. Confira três passos que devem fazer parte da sua rotina de exercícios desde já!

    1º passo: defina seu horário

    Apenas você sabe se tem pique para malhar vendo o Sol surgir no horizonte ou se aguenta o ritmo do professor de spinning após um dia cheio no trabalho. Você tira o máximo proveito da academia ao respeitar seu relógio interno, comandado pelo ciclo circadiano (que regula, por exemplo, o apetite, o sono, a temperatura corporal, a renovação celular, a liberação dos hormônios).

    Depois de descobrir o período que mais lhe favorece, opte por um horário de treino fixo, em que seja possível se alimentar sem correria. "A refeição no pré-exercício dever ser realizada de 1 a 2 horas antes da execução das atividades para permitir a digestão completa e proporcionar o suprimento energético necessário ao corpo", recomenda Adriano Martins. Caso contrário, você corre o risco de sofrer com desconfortos gástricos, como indigestão, azia ou queimação por causa do estômago cheio.

    2º passo: entenda como seu corpo reage ao exercício

    Ingerir carboidratos antes de se exercitar é a chave para não sentir tonturas ou até desmaiar na academia. "A glicose fornece energia rápida ao corpo. Quando o sangue apresenta níveis glicêmicos abaixo do normal, a pessoa sofre de hipoglicemia", diz o médico Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral e gastrocirurgia da área de cirurgia geral e do aparelho digestivo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

    O nutriente possui outro papel fundamental para a malhação. Nos primeiros 30 minutos de treino, a glicose advinda da ingestão dos carboidratos vai alimentar seus músculos. Só depois desse tempo a gordura passa a ser utilizada como fonte primária de energia.

    Mas não se esqueça: só é possível eliminar seu pneuzinho de estimação fornecendo carboidrato ao seu organismo antes de treinar, já que é ele quem recrutará a gordura para ser queimada. E, só para deixar claro, estamos falando de carboidratos complexos, como arroz, pães e massas integrais, e não daqueles simples, encontrados no sorvete, no chocolate...

    3º passo: coma de acordo com seu objetivo

    Alimentar-se de 3 em 3 horas não é desculpa de gente esfomeada. "Ingerir alimentos com essa regularidade mantém o metabolismo acelerado e diminui as chances de o corpo sofrer com a falta de nutrientes", diz Schraibman.

    Já o segredo para ganhar massa magra (e curvas) é reconstruir as fibras musculares lesionadas durante o exercício por meio da ingestão de proteína encontrada em alimentos e suplementos. "Recomendo o consumo de proteínas de soro de leite para o pós-treino, especialmente a whey protein hidrolisada, que chega às células em poucos minutos", afirma o médico Mohamad Barakat.

    A dieta que emagrece 21 kg com um cardápio desintoxicante

    "Regulei meu intestino e emagreci 21 kg! Sequei em cinco meses com o cardápio que desintoxica, desincha e deixa a pele, as unhas e os cabelos mais bonitos!", conta Fernanda Lucas

    Publicado em 21/07/2011
    Ricardo Régener. Dona da história: Fernanda Lucas, 32 anos, Santo André, SP
    Conteúdo do site SOU MAIS EU! 
    Fernanda mede 1,63 m e foi dos 83 kg para os 62 kg
    Foto: Alan Teixeira / Arquivo Pessoal
    "'Nem parece que você é nutricionista. Você não dá o exemplo para suas pacientes!'. Era o que eu escutava dos meus parentes e amigos. No auge da minha obesidade, esse tipo de crítica fazia todo o sentido. E saber disso me doía. Mas quem disse que eu conseguia controlar minha boca?

    Fazia jejum por horas e tomava pouca água

    Tentava de tudo para emagrecer. Fiz a dieta da sopa, usei cápsulas naturais, coloquei mais fibras no meu cardápio... Cheguei até a tomar moderadores de apetite. Perdia um pouco de peso mas, sem força de vontade para continuar a dieta, parava e engordava de novo.

    Quando entrei na faculdade de nutrição, em 1999, aprendi tudo sobre bons hábitos alimentares. Mas não adiantava nada, pois os ensinamentos ficavam só no caderno. Eu ainda comia mais do que devia, fazia jejum por várias horas e bebia pouca água.

    A situação piorou depois que minha filha nasceu, em 2009. Segurei a boca na gravidez, mas depois da licença maternidade relaxei de vez. Estava ansiosa demais com as funções de mãe, esposa e profissional de nutrição. Isso me fazia atacar a geladeira sem controle! Em agosto de 2010, cheguei à marca vergonhosa de 83 kg. Me olhava no espelho e via meus braços grossos, meu rosto redondo e minha barriga flácida. Não estava apenas gorda - estava feia. Até meu marido começou a comentar gentilmente que eu precisava emagrecer.

    Em outubro de 2010, depois de ouvir todas essas críticas, decidi correr atrás da minha meta.'Vou perder 20 kg e ficar linda!', defini. Sabia o que precisava ter no prato para conseguir isso. Só me faltavam força de vontade e vergonha na cara.
    Fernanda ficou linda e saiu na capa da Revista SOUMAISEU!
    Foto: Reprodução Revista SOUMAISEU!

    Coloquei em prática o que aprendi na faculdade

    Minha primeira medida foi passar a comer de três em três horas, nem que fosse uma fruta pequena. Às vezes comia mesmo sem ter fome. Aprendi que se meu estômago não estivesse saciado no meio da manhã ou no meio da tarde, descontaria na hora do almoço ou do jantar. E esse comportamento é o grande vilão da dieta! Também comecei a tomar 2 litros de água por dia e dois copos de suco de limão ou maracujá. Como frutas cítricas são antioxidantes, elas melhoraram minha pele e desincharam o meu corpo logo nos primeiros dias da dieta.

    Também priorizei no meu cardápio alimentos que regulam o intestino, como aveia, frutas, granola, feijão, bastante salada de folhas verdes, tomate e cebola. Desde que comecei essa dieta, passei a ir ao banheiro todos os dias. Aliás, deixo aqui mais uma dica de especialista: ir ao banheiro todos os dias é fundamental para quem quer fazer as pazes com a balança. É assim que o corpo elimina o que não presta e aproveita os nutrientes para se manter saudável. Não tem erro: é só fazer uma dieta com uma boa quantidade desses alimentos que o intestino melhora e o aspecto da pele muda para melhor.

    Sequei 7 kg no primeiro mês!

    Já no primeiro mês de dieta, comecei a escutar elogios da família, dos colegas e do maridão. Afinal, perdi 7 kg em 30 dias! Mas minha autoestima andava tão baixa que eu não via as minhas vitórias. Só quando entrei em um jeans 44 perdido no meu armário - eu usava 46 - é que percebi os primeiros resultados do meu esforço. Eu estava virando uma mulher mais bonita.

    Após cinco meses de dieta regradinha, eliminei 21 kg. Depois que atingi essa meta, passei a me permitir um pedaço de pizza nos sábados à noite. Afinal, nem as melhores nutricionistas são de ferro. O que importa é que hoje estou saudável."
    Um cardápio saudável, além de emagrecer, proporciona muitos benefícios à beleza
    Foto: Dreamstime

    A dieta que me deixa toda linda

    Minha experiência comprovou: fazer uma dieta saudável emagrece e deixa a pele mais bonita, os cabelos mais brilhosos, as unhas mais fortes e a silhueta mais delineada.

    Enfim, melhora o corpo como um todo e deixa a autoestima lá em cima. Reuni aqui alguns alimentos para você comer no seu dia a dia e ficar realizada como eu.

    Anti-inflamatórios - O fim da celulite!

    O problema - Excesso de gordura, sódio ou álcool no corpo resulta em inchaço e celulite.

    A solução - Alimentos anti-inflamatórios.

    Coloque no prato - Abacate, atum, salmão, castanha-do-pará, cenoura, tomate, uva, chá verde, alho, aveia, cebola, brócolis, couve-flor, repolho e semente de linhaça.

    Reguladores - Pele sem manchas, cabelo com brilho e unhas fortes

    O problema - Ir ao banheiro menos de três vezes na semana é sinal de que o intestino não está funcionando bem. A pele é a primeira prejudicada e logo aparecem as manchas. As unhas também enfraquecem e os cabelos tornam-se quebradiços e sem brilho.

    A solução - As fibras são os principais nutrientes que regulam o intestino. Para que elas funcionem, no entanto, é necessário consumir bastante água. É a água que vai empurrar a fibra para fora do intestino.

    Coloque no prato - Água (2 litros por dia), farelo de trigo, feijão, lentilha, iogurte, leite fermentado, banana, tomate, arroz, alho, cebola e trigo.

    Antioxidantes - Jovem por mais tempo

    O problema - Os radicais livres são os vilões do envelhecimento precoce.

    A solução - Substâncias antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres antes que eles destruam as células do corpo.

    Coloque no prato - Laranja, limão, morango, couve-flor, pimentão verde, brócolis, beterraba, cereal integral, castanha-do-pará, vagem, amora, uva, framboesa e leite.

    A dieta desintoxicante que regula o intestino

    Veja como incluir alimentos desintoxicantes em seu cardápio para emagrecer, regular o intestino, ganhar um corpo sem celulite, ficar com a pele sem manchas, deixar unhas fortes e ter cabelos brilhantes

    Publicado em 21/07/2011
    Ricardo Régener. Dona da história: Fernanda Lucas, 32 anos, Santo André, SP
    Conteúdo do site SOU MAIS EU!
      
    Alimentos desintoxicantes, ajudam a emagrecer e também a regular o intestino
    Foto: Dreamstime

    O cardápio da dieta

    Café da manhã
    · 1 pão francês
    · 1 ponta de faca de margarina
    · 1 copo de limonada (300 ml) com 1 colher (sopa) de açúcar ou 1 xícara de chá mate

    Lanche da manhã
    · 1 fruta (pera ou maçã)

    Almoço
    · 1 pires de salada de folhas com tomate
    · 2 colheres (sopa) de arroz branco
    · 1 colher (sopa) de feijão
    · 1 filé de carne ou frango grelhado
    · 1 colher (sopa) de couve refogada ou 1 colher (sopa) de suflê de legumes

    Lanche da tarde
    · 1 banana com aveia

    Jantar
    · 1 bife grelhado
    · 1 copo de suco de maracujá ou 1 limonada com 1 colher (chá) de açúcar
    · 1 caqui ou  ½ mamão

     







    A dieta do chá de maçã

    Descubra como o chá de maçã ajuda a emagrecer e inclua já essa delícia em seu cardápio

    Publicado em 14/07/2011
    Kizzy Bortolo. Dona da história: Narjara Vieira, 30 anos, Castelo, ES
    Conteúdo do site SOU MAIS EU!
      
    As fibras da maçã melhoram o funcionamento do intestino
    Foto: Dreamstime

    O cardápio da dieta

    Café da manhã
    · 2 fatias de pão integral
    · 1 fatia média de peito de peru
    · 1 colher de chá de requeijão light
    · ½ copo de suco natural com adoçante

    *Dica da endocrinologista
    Troque o suco por uma xícara de café com leite desnatado. Além de ter baixo valor calórico, essa opção aumenta as fontes de cálcio, importante principalmente para as mulheres.

    Lanche da manhã
    · 1 barra de cereal ou 1 pote iogurte natural
    · metade de uma fruta

    *Dica da endocrinologista
    Opte por ingerir apenas um dos três itens citados acima.

    Almoço
    · 2 colheres de sopa de arroz branco
    · 2 colheres de sopa de feijão
    · 100 g de carne magra (peito de frango, filé de carne grelhado ou lombo de porco grelhado)
    · Salada à vontade

    *Dica da endocrinologista
    Evite o lombo de porco. É mais saudável substituí-lo por peixe. O salmão, por exemplo, é fonte de ômega 3, um importante anti- oxidante. Além da salada verde, o prato pode ser enriquecido com legumes.

    Lanche da tarde
    · 1 sanduíche natural com pão francês sem miolo, alface, tomate, peito de frango desfiado ou uma fatia de peru defumado
    · 1 xícara de chá de maçã

    *Dica da endocrinologista
    Troque o pão francês pelo integral.

    Jantar
    · Repeteco do almoço

    Ceia
    · 1 suco natural com adoçante ou 1 pote de iogurte natural
    · 2 biscoitos cream cracker de gergelim ou uma barrinha de cereal

    *Dica da endocrinologista
    Sugiro uma porção de mix de castanhas-do-pará, castanhas de caju, amêndoas e nozes. Esses grãos são fontes de ômega 3 e contêm gordura saudável, que aumenta o colesterol HDL, protetor do coração.